domingo, 25 de novembro de 2007

Azores...azores!

Bem me lembro do dia 7 de Outubro de 2004, ansiosa pelas 18:00 do Continente... Listas da Região Autonoma quase a sair e pimbas... fui colocada! Ilha Terceira, Praia da Vitória, que é isto? Onde fica? Quantos habitantes tem? Tem shopping? Ah! O Manasses está lá...ufa! Uma pessoa conhecida ao menos.
As primeiras horas foram de euforia, fui colocada pessoal!!! Isso é que foi pesquisar na net...ao fim de 20 minutos já tinha mapas imprimidos, textos lidos e fotos analisadas. A noite aproximou-se e ... comecei a sentir um grande vazio. Caí em mim e comecei a enfrentar a dura realidade...ia deixar a cidade onde nasci, os amigos com que cresci e a família que tanto adoro...! Vieram as primeiras lágrimas...Dia seguinte, toca a acordar! Havia muito para fazer... registo criminal pa ir buscar, atestado de robustez física, arrumar roupas, malas... mesmo com tudo isto para fazer não me esquecia... 1900km iam-me distanciar de tudo aquilo que amava. Por fim, o mais importante, comprar o "maldito" bilhete...aquele que me levaria embora. Ia eu sair de carro para me dirigir à agência e ouço a minha mãe "Dulce, Dulce!"... Achei estranho, quando a minha mãe me chamava daquela maneira, vinha molho, o que teria feito eu desta vez? Já ia levar algum raspanete...Arranquei de carro bem mais aliviada..huuuu! A mamã fez-me uma surpresa e resolveu deixar o seu trabalho por uns dias e ir comigo! Fiquei louca de contente, pelo menos já não ia enfrentar tudo aquilo sozinha e ainda por cima com a pessoa mais importante da minha vida perto de mim! Lá comprei os dois bilhetes.

A hora da despedida foi difícil, primeiro dos amigos, da família e do namorado. Doeu, mas ainda iria doer muito mais, era uma questão de tempo...A viagem correu bem...esquecendo a parte em que o avião começa a tremer muito...o olhar das duas cruzou-se, de seguida olhámos para um rapazito ao nosso lado...Coitado! O moço transpirava por todo lado e só dizia "Vou deixar o futebol! Vou-me deixar disto!" ... voltámos a cruzar o olhar e soltámos gargalhadas, o rapaz estava aterrorizado!

A recepção do Manasses, juntamente com mais colegas foi simpática e fizeram-me sentir bem. Os dias seguintes voaram, arranjar casa, apresentar-me na escola, iniciar o meu trabalho e... chegou a quarta feira... o amaldiçoado dia... a mãe ia voltar... e eu ia ficar sozinha naquela terra onde as pessoas falam com sotaque, onde as ruas eram tão confusas que já me tinha perdido 3 vezes, onde nem caixotes de lixo havia na rua... sabia lá eu que o carro do lixo passava às terças, quintas e sábados! E mesmo depois de saber...esquecia-me sempre da porcaria do lixo! Amargos foram os primeiros dias, era tudo diferente. Comecei por viver sozinha, a casa ainda não tinha antena de tv, não tinha net... ai a net! Que falta me fazia! Entretanto, os meus alunos lá me ensinaram um sítio perto de casa onde poderia aceder à internet. Era uma associação, pagava-se pouco e mal saía da escola lá ia eu de malas e bagagens. Uma certa noite, fartinha de estar em casa fui direitinha à associação. O tempo passou rápido, às 23:00 a associação fechava, lá voltei para casa... qual casa, qual quê! Tinha-me perdido naquelas ruelas que mais pareciam um labirinto. Sempre tive falta de orientação...grrr! Que nervos! Dei voltas e voltas... e nada! Ainda pensei em ligar para o Manasses, mas que ridículo... tinha que encontrar a casa...pfff! Tive foi que pedir ajuda a dois polícias que entretanto encontrei, senão era desta que ia passar a noite ao relento! Só dizia mal da minha vida! No dia seguinte comprei uma bússola... lá me fui orientando melhor.

Dias mais tarde, mudei de casa, comecei a conviver com os meus colegas e arranjei amigas, mas mesmo assim, passados 15 dias, não aguentei e fui a casa. Já estava a morrer de saudades! Mais tarde, tive a sorte de a Sofia ser colocada no mesmo sitio que eu. Tornou-se um pouco mais fácil. Os dias já não custavam tanto a passar. Mas, a verdade é que doeu muito, muito mesmo! Até hoje, passaram 4 anos e sempre que chega a hora de voltar...dói, renasce sempre a mesma revolta, caem sempre lágrimas e volta tudo ao mesmo...eu cá...e eles lá... enfim, a vida continua!O bom disto tudo é que faltam 3 semanitas para ir... e o pior é que passadas estas 3 semanitas...faltam apenas 2... para voltar... e vai doer...tanto como da primeira vez...

Mas vai passando... vale o meu amor que me apoia todos os dias, todas as horas, todos os minutos e segundos :) E as amigas que fui fazendo e foram ficando... a elas será dedicado o próximo texto.


6 comentários:

Anónimo disse...

ehheheh diz-m q essa parte da bússola pa t orientares na Terceira é gozo lol...oh Dulce tu levaste a tua mãe ctg pos açores na 1ª vez???!! eu n acredito!!:)

Dos ursos disse...

Ai Marta...se a vida fosse mais facil e ela pudesse...ainda hoje a trazia comigo sempre q vinha!

Anónimo disse...

A minha mãe tb foi comigo aos açores qd fui colocada.... Mães galinha.... Mas ainda bem q é assim...

Anónimo disse...

O comentário ñ era para ser anónimo... enganei-me lol Pois sou mesmo eu, aquela q nunca mais voltou aos açores...

Ana Filipa disse...

Pois é miga...Um mesito e uns dias antes... passei pl mesma situaçao... Mas eu fui sozinha lol
Sp tive pena de tu n teres entrado em S.Miguel pk acredito q ctg lá as coisas tb teriam sido mais simples pra mim...Nesse aspecto nc tive sorte...nc vem p junto de mim nenhuma Amiga/o.... E o que eu passei tb dava uma bela história... DD entrar no mm dia e no mm agrupamento com o namorado e no mm dia em q la chega acabamos...lol Agora até dá pra rir lol mas na altura :S Foram mts as lágrimas que escorreram...longe de tudo numa terriola onde nada de passa...Ai meu Deus :( Mas passado 4 anos cm tu dizes, a coisa n mudou mt... só o namorado e a ilha lolol.... As lágrimas continuam a cair...e o pior é q cada x mais...Tou fartinha destas ilhotas...Como esta vida é tão engrata :(

Anónimo disse...

Cada dia que se inicia, venho sempre espreitar ao teu blog para ler mais uma historinha! A maneira como narras dá para nos envolvermos e imaginarmos as situações, posso mesmo dizer que quase sinto as situações.
Bem, nesta narração eu deixei-me rir mtoooooooooooooooo...LOLOLOL...tu não conseguias voltar para casa??? Bem, afinal tu és como o Márito!!! Eu sabia que n tinhas muito poder de orientação, mas essa situação é demais!!:D:D:D
Fico a espera da próxima história!
Amigas!!!